Aguarde...

Benvindos Benvindos

Caracterização

CLIMA

O clima da região em que se insere a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto apresenta características mediterrânicas, com uma evidente influência atlântica.

Em São Jacinto o clima é pouco/moderadamente húmido, mesotérmico, com défice de água moderado no verão e nula ou pequena eficácia térmica no verão (método de Thornthwaite).

 

GEOGRAFIA

A freguesia de São Jacinto localiza-se no Município de Aveiro, município esse que pertence à região centro de Portugal, mais concretamente à sub-região do Baixo Vouga. 

São Jacinto faz parte dos 8,9% de território de Aveiro que pode ser classificado como rural, sendo também a única freguesia do município que é banhada pelo oceano Atlântico. 

A freguesia é assim delimitada a Norte pelo município da Murtosa, a Sul e Este pela laguna de Aveiro e a Oeste pelo oceano Atlântico, constituindo uma península. 

O sector turístico é a principal atividade económica de São Jacinto, associado a toda a envolvente natural da Praia de São Jacinto. 

A área é procurada essencialmente para lazer e recreio, devido às suas características paisagísticas e ambientais. 

Confronta com a  freguesia da Torreira (Concelho da Murtosa),  a  freguesia da Gafanha da Nazaré (Concelho de Ílhavo) e com a união de freguesias de Glória e Vera Cruz (Concelho de Aveiro).

 

POPULAÇÃO

Em termos de população residente a freguesia de São Jacinto teve acréscimos e decréscimos pouco significativos ao longo dos últimos 20 anoSão Em 1991 a população local era de 983 habitantes e embora tenha tido um aumento para 1016 habitantes em 2001, 10 anos depois voltou a decrescer para 993 habitantes.

A população residente na freguesia de São Jacinto, tanto em 2001 como em 2011 tem na sua maioria idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, ou seja, encontra-se em idade ativa. 

É possível verificar também uma tendência para o envelhecimento da população, consubstanciada no menor número de crianças em 2011, por um lado e, por outro lado, no aumento do número de pessoas com 65 anos ou mais. Estes valores acompanham a tendência verificada quer para o município de Aveiro, quer para o país.

Apesar do exposto, em termos de variação da população, São Jacinto tem aparentemente alguma capacidade de atração populacional. Assim, observa-se um aumento consistente entre 1991 e 2011 da proporção da população local que há 5 anos tinha residência fora da freguesia, passando de 4,61% em 1991 para 8,96% em 2011. Este aumento é mais nítido quando se observa, a nível municipal e nacional, que as variações têm sido geralmente de menor expressão.

Em termos da densidade populacional (71,6 hab/km2) e sua evolução nos últimos 20 anos, São Jacinto revela valores constantes desde 1991, devido à fraca variação populacional já mencionada anteriormente.

O número de famílias tem conhecido um crescimento relativamente consistente desde 1991. Nos últimos 20 anos passou-se de 297 para 388 famílias residentes na freguesia. Este aumento de famílias residente traduz-se no também aumento de alojamentos ao longo do mesmo período. Concretamente em São Jacinto, o número de alojamentos passou de 405 em 1991 para 638 em 2011, representando um acréscimo de 233 novos alojamentos.

Uma freguesia com as características de São Jacinto (i.e. relativo isolamento físico, pouca diversidade de atividades económicas, elementos naturais presentes, entre outros), faz com que uma boa parte dos alojamentos sejam de uso sazonal. Esta tendência tem aumentado nos últimos anos, tendo duplicado desde 1991.

Em termos de níveis de literacia da população, observa-se em primeiro lugar uma redução muito significativa do analfabetismo à escala do país, do concelho e também da freguesia de São Jacinto. No entanto, nesta freguesia ainda existem 4,16% de pessoas sem qualquer nível de ensino. Por outro lado, entre 2001 e 2011 o número de pessoas licenciadas na freguesia passou de apenas 9 para 63.

Actualmente, na freguesia de São Jacinto, 43% da população encontra-se a exercer uma actividade económica. Esta taxa é inferior às observadas no concelho de Aveiro (51,1%) e no país (47,56%).

 

EQUIPAMENTOS

 

EDUCAÇÃO e CULTURA

• Centro Social e Paroquial,  na rua Dr. Ginga Brandão

• Jardim de Infância e EB1 de São Jacinto , na rua Nossa Sra das Areias 

• Ludoteca, brevemente disponivel para os mais jovens, no edificio da junta de freguesia, com acesso à rede wi-fi

 

SAÚDE

• Extensão de saúde de São Jacinto, provisoriamente encontra-se no CARSurf  (Avenida Ria-mar, nr 243)

Após as obras no edificio, será então como normal na rua Dr Ginga Brandão

• Farmácia, junto ao edifício da Junta de Freguesia,  Avenida Almirante Gago Coutinho

Bombeiros Novos Secção de São Jacinto na Rua da Saudade

 

DESPORTO

• Polidesportivo na Avenida Ria-mar , com pavilhão desportivo, ginásio, campo relvado, piscinas em funcionamento no verão e o Centro de alto rendimento de Surf (CAR Surf) 

 

OUTROS

•  Junta de freguesia na Avenida Almirante Gago Coutinho, com funcionamento do posto de correios na mesma.

• Cemitério na Rua da Saudade

 

TRANSPORTES

• Ferry-boat/lancha cais localizado na Avenida Marginal 

Consultar os horarios: www.aveirobus.pt ou junto ao cais de embarque

 

ACESSIBILIDADES

A freguesia de São Jacinto é servida apenas por uma via de comunicação (EN327) que segue até Estarreja e permite posteriormente ligação à sede do município, Aveiro. 

A outra forma de acesso, e que é bem comum para os residentes, é via  marítima.

Para esse efeito, um Ferry e uma Lancha fazem ligação entre São Jacinto e o forte da Barra localizado na cidade da Gafanha da Nazaré.



Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.